sábado, 11 de julho de 2009

Formação de Primeiros Socorros

Nos dias 1, 2 e 3 de Julho de 2009, decorreu uma formação de primeiros socorros, para auxiliares de acção educativa. As participantes, puderam aprender gestos que salvam, e, de acordo com as ocorrências mais comuns de acidentes nas escolas, praticaram os correctos procedimentos, dentro da temática da formação. Assim, aprenderam a forma de actuação perante:

- Alterações cardio-respiratórias (suporte básico de vida com desfibrilhação automática externa e desobstução da via aérea);
- Hemorragias;
- Intoxicações;
- Feridas e Queimaduras;
- Lesões articulares (entorses e luxações), múculares (distensões e cãimbras) e ósseas (fracturas);
- Alterações do estado de consciência (etilismo, hipo-glicémia e hiper-glicémia, enfarte agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais);
- Alterações neuro-vegetativas (epilepsia).

Todos participaram activamente nas práticas propostas, criando-se simulações de cenários reais dos acidentes mais comuns nas escolas. As participantes, estiveram sempre motivadas na aquisição de saberes actualizados.

Parabéns aos participantes!......

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela vossa iniciativa.
Pertenço a uma Associação de Pais duma escola do Porto onde também pretendemos realizar Formação de Primeiros Socorros. Será que podem p.f. dar-me o contacto da entidade que fez a formação.?
Grato pela atenção,

Agostinho Mendes