sexta-feira, 20 de março de 2009

Semana da saúde

Viver com Saúde, foi este o tema escolhido para dinamizar a semana da saúde no nosso agrupamento. Decorreu de 9 e 14 de Março e foi aberta a toda a comunidade educativa.



Tendo-se consumado um vasto leque de actividades nomeadamente, acções de sensibilização/informação dedicadas às temáticas em desenvolvimento neste projecto.




A promoção da saúde passa fundamentalmente por uma boa actividade física e ao longo desta semana tivemos várias sessões de tai-chi, ténis de mesa e um peddy-paper «Ás volta com a
saúde».










O equilíbrio energético corporal foi conseguido na terapia «Harmonize a sua vida com a Medicina chinesa», com a preciosa colaboração do Dr. Leonel Duarte.



Para confirmar o estado geral da saúde da comunidade do nosso agrupamento o dia de quinta-feira foi dedicado ao rastreio de alguns indicadores vitais (tensão arterial, ao colesterol, à glicemia, ao índice de massa corporal, saturação do oxigénio, quantidade de monóxido de carbono pulmonar e à visão)









Dar sangue é um dos gestos mais nobres do ser Humano. Independentemente de ser positivo ou negativo, todos nós temos o poder para salvar vidas.









Nesta semana um grupo de alunos vivenciou uma actividade experimental «Conhece o teu corpo», orientada pelas professoras Josefina Sousa, Clara Santos, Luísa Miranda e Rosa Almeida, onde tiveram a oportunidade de manusear vários órgãos e constatar in loco a sua anatomia e parte da sua fisiologia.












Foi ainda apresentado o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar a toda a comunidade escolar, no auditório da biblioteca municipal contando com a presença da enfermeira Fátima, professora Abília e da psicóloga da nossa escola a Drª Rosa Campos.









A semana culminou com a aula de aeróbica «Pais e filhos em movimento», no parque de Meixomil tendo sido entregues os prémios do concurso Viver com saúde realizado no 1ºCEB e Jardins de infância.

















A equipa dinamizadora do projecto agradece a todos os parceiros que directa ou indirectamente estiveram envolvidos na actividade.

Sem comentários: